quinta-feira, 17 de junho de 2021

Ethereum

O que é Ethereum?

 O Ethereum é a segunda maior criptomoeda por capitalização total do mercado a seguir ao Bitcoin. É também uma plataforma de computação descentralizada que pode ser executada numa grande variedade de aplicações, incluindo todo o universo de DeFi.


Entenda a atualização do Ethereum e como ela beneficia o BRZ


O Ethereum, lançado em 2015, é a segunda maior criptomoeda por capitalização total do mercado a seguir ao Bitcoin. Mas, ao contrário do Bitcoin, não foi criado para ser dinheiro digital. Em vez disso, os fundadores do Ethereum dispuseram-se a construir um novo tipo de plataforma de computação global e descentralizada que pega na segurança e na abertura dos blockchains e alarga esses atributos a uma vasta gama de aplicações.  

Tudo, desde ferramentas financeiras e jogos a bases de dados complexas, já estão em execução no blockchain Ethereum. E o seu futuro potencial apenas é limitado pela imaginação dos programadores. Segundo a fundação sem fins lucrativos Ethereum: "O Ethereum pode ser utilizado para codificar, descentralizar, assegurar e transacionar praticamente tudo."

Pode consultar os preços mais recentes na página de ativos Ethereum da Coinbase.

O Ethereum tornou-se um veículo popular de investimento e armazenamento de património (e pode utilizar-se, tal como o Bitcoin, para enviar ou receber valor sem um intermediário).

O blockchain Ethereum permite aos programadores criar e executar uma grande variedade de aplicações: tudo desde jogos e bases de dados avançadas a instrumentos financeiros descentralizados complexos, o que significa que não é necessário um banco ou qualquer outra instituição intermediária.

As aplicações baseadas no Ethereum são criadas utilizando "contratos inteligentes".Os contratos inteligentes, tal como os contratos normais em papel, estabelecem os termos de um acordo entre as partes. Contudo, ao contrário de um contrato tradicional, os contratos inteligentes são executados automaticamente quando os termos são alcançados, sem necessidade de os participantes saberem quem está do outro lado do acordo e sem a necessidade de qualquer tipo de intermediário.

O Ethereum, como o Bitcoin, é um projeto de fonte aberta que não é propriedade nem é operado por uma só pessoa. Qualquer pessoa com ligação à internet pode executar um nó Ethereum ou interagir com a rede.

Tal como o blockchain descentralizado do Bitcoin permite que dois estranhos, em qualquer parte do mundo, enviem ou recebam dinheiro sem um banco como intermediário, os contratos inteligentes executados no blockchain descentralizado do Ethereum permitem aos programadores criar aplicações complexas que devem ser executadas exatamente conforme programadas sem tempo de inatividade, censura, fraude ou interferência de terceiros.

As inovações populares baseadas no Ethereum incluem stablecoins (como por exemplo DAI, cujo valor está vinculado ao dólar através de um contrato inteligente), aplicações de finanças descentralizadas (coletivamente denominadas DeFi) e outras aplicações descentralizadas (ou Dapps).

Qual é a diferença entre Ethereum, Ether e ETH?

Ethereum é o nome da rede. "Ether" é o token de criptomoeda nativo utilizado pela rede Ethereum. Em conclusão, na utilização quotidiana, a maior parte das pessoas chama ao token "ETH" (ou "Ethereum"). Como forma de enviar, receber ou armazenar valor, o ETH funciona de forma muito semelhante ao Bitcoin. Mas também desempenha um papel especial na rede Ethereum. Porque os utilizadores pagam taxas em ETH para executar contratos inteligentes, podemos considerá-los o combustível que mantém tudo a funcionar (é por isso que essas taxas se chamam "gás").

 Se o Bitcoin é "ouro digital", o ETH pode considerar-se "petróleo digital".


O Ethereum é seguro?
Atualmente, o ETH é assegurado pelo blockchain Ethereum de modo muito semelhante ao que o Bitcoin é assegurado pelo seu blockchain. Uma elevada capacidade de computação, para a qual contribuíram todos os computadores da rede, verifica e assegura todas as transações, fazendo com que seja praticamente impossível que ocorram interferências de terceiros.

Um cadeado com o símbolo do Ethereum
As ideias fundamentais na base das criptomoedas ajudam a torná-las seguras: os sistemas não implicam autorizações e o software principal é de fonte aberta, o que significa que imensos cientistas informáticos e criptógrafos puderam examinar todos os aspetos das redes e a respetiva segurança.

No entanto, as aplicações a funcionar no blockchain Ethereum apenas são garantidas como sendo seguras tal como os respetivos programadores as criaram. Por exemplo, por vezes o código pode conter bugs que poderiam resultar na perda de fundos. Apesar de o respetivo código-fonte também ser visível para todos, as bases de utilizador de cada aplicação individual são muito menores do que as do Ethereum como um todo, e por isso há muito menos olhos postos nas mesmas.

Dogecoin

 O que é Dogecoin?
O DOGE foi criado como uma alternativa em modo de piada às criptomoedas tradicionais, mas tornou-se muito valioso. Nosso explicador pode ajudá-lo a entender o que é e como funciona

Dogecoin


Dogecoin (DOGE) foi criado como uma alternativa às criptomoedas tradicionais como Bitcoin em 2013. O nome e o logotipo de Shiba Inu são baseados em um meme. Ao contrário do Bitcoin, que foi projetado para ser escasso, o Dogecoin é intencionalmente abundante - com 10.000 novas moedas extraídas a cada minuto e nenhum suprimento máximo.


Powered byCoinbase
Price Widget


Durante a maior parte de sua existência, Dogecoin foi geralmente considerado um divertido “memecoin” amado por sua comunidade - mas com relativamente pouco valor. Isso mudou em 2021: a partir de abril, Dogecoin se tornou uma das dez maiores criptomoedas por capitalização de mercado - com um valor total que ultrapassou US $ 50 bilhões, embora cada moeda individual valha centavos (veja o preço atual).

Como isso é possível? Porque há muito Dogecoin no mundo. Ao contrário do Bitcoin, que foi projetado para ser escasso e resistente à inflação, o Dogecoin foi criado para ser abundante. Existem cerca de 130 bilhões de DOGE circulando, e os mineiros produzem outros 10.000 a cada minuto. (Em contraste, existem cerca de 19 milhões de bitcoins e apenas 12,5 BTC são extraídos a cada dez ou mais minutos.)

A abundância é uma parte fundamental da ideia - Dogecoin (pronuncia-se “moeda dohj”) foi criado como uma alternativa divertida e de baixo risco ao Bitcoin. Assim que foi lançado no final de 2013, começou a atrair uma comunidade online entusiasmada que usava DOGE para tudo, desde avisar estranhos sobre bons comentários do Reddit até ajudar a enviar a equipe jamaicana de bobsled para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.

O que torna o Dogecoin valioso?
Como qualquer outro ativo, o mercado atribui ao DOGE um valor com base na oferta e na demanda. Dada a oferta vasta e cada vez maior, a demanda teve que aumentar enormemente para impulsionar os valores tão altos quanto estavam recentemente.

Isso aconteceu nos primeiros meses de 2021, quando os preços dispararam cerca de 7.000 por cento - impulsionados por investidores de varejo no Reddit (incluindo o subreddit wallstreetbets que desencadeou a mania do "memestock") trabalhando juntos para empurrar os preços para cima, o boom criptográfico mais amplo e meses de tweets aparentemente irônicos do fundador da Tesla, Elon Musk, pontuados por sua aparição no Saturday Night Live em maio de 2021.

O rápido aumento dos preços do DOGE em 2021 atraiu considerável atenção da mídia (bem como postagens nas redes sociais) - o que por um tempo criou um ciclo que atraiu mais investidores e aumentou ainda mais os preços. Sempre que um ativo obtém ganhos tão dramáticos, o FOMO (ou “medo de perder”) traz ondas de novos operadores para o mercado. O DOGE continua sendo uma criptomoeda altamente volátil e, como qualquer investimento, não há garantia de que aumentará ou diminuirá no futuro.

De onde veio o Dogecoin?
Dogecoin foi lançado como uma piada no final de 2013 pelos desenvolvedores de software Billy Marcus e Jackson Palmer, amigos do Reddit que nunca se conheceram offline. Eles combinaram dois temas populares em seu círculo online: a criptomoeda ascendente Bitcoin e um meme apresentando um Shiba Inu e uma versão com grafia incorreta da palavra "cachorro".

Para a surpresa de seus criadores, Dogecoin pegou quase imediatamente - com dogecoin.com recebendo mais de um milhão de visitantes no primeiro mês. Parte do que tornava o Dogecoin engraçado é que ele era (e é) uma criptomoeda completa, com seu próprio blockchain e um sistema de mineração semelhante ao usado pela Litecoin. Preços historicamente baixos (durante grande parte de sua vida, você poderia obter DOGE por frações de um centavo) e a abundância recentemente o tornaram atraente para especuladores que esperam que seu valor suba vertiginosamente.

Retirado da CoinBase