Expert dá 7 dicas para quem quer começar a investir em Bitcoins e criptomoedas
Você provavelmente já ouviu falar do mercado de criptomoedas. Mas como funciona o dinheiro digital?
Criado em 2009, o Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda digital descentralizada, ou seja, um dinheiro eletrônico criado dentro de um ecossistema alternativo, no qual as transações financeiras não têm intermediários como bancos, corporações, financeiras ou governos.
Para entender um pouco mais o que é Bitcoin e o que são criptomoedas você pode consultar os links aqui, aqui e também neste.
Este é um mercado que foi criado visando a segurança dos dados dos clientes envolvidos. Portanto, como o próprio nome sugere, as criptomoedas possuem criptografia, o que garante a validade das transações e a criação de novas unidades monetárias.
O que é e como comprar Bitcoin
Além disso, a lucratividade das criptomoedas é bastante expressiva. No primeiro semestre de 2021, o mercado de cripto ativos teve um resultado satisfatório e no balanço do período sua valorização foi de 160%.
O bom desempenho chama a atenção de muitas pessoas que desejam investir em ativos digitais diferenciados. Mas é importante realizar essas transações de uma forma muito segura.
1) Estudo de mercado
Como já sabemos, o conceito de criptomoedas é novo. Por isso, antes de começar a investir, o ideal é estudar e se aprofundar no assunto. Além disso, vale a pena ler as notícias de alguns veículos especializados de confiança, bem como ouvir e falar com os especialistas e investidores mais experientes do segmento.
Enfim, esse é um mercado que precisamos estar sempre atualizados.
2) Definir uma estratégia de investimento
Depois de conhecer um pouco sobre o mercado de criptomoedas, suas características, vantagens e riscos, é hora de definir uma estratégia. Quais são os meus planos? Qual o melhor investimento, a curto ou longo prazo?
No primeiro caso, saiba que é preciso muita dedicação e paciência para saber como atuar no mercado sem grandes perdas. Trabalhar a longo prazo é muito mais fácil de gerenciar;
3) Calcular riscos e impactos
Seja cauteloso em qualquer tipo de investimento que fizer, especialmente em um novo mercado, como criptomoedas. É muito importante conhecer e calcular os riscos e impactos que os investimentos terão nas suas finanças pessoais e fundamentais para o sucesso.
4) O equilíbrio é a chave para o investimento
No mercado de criptomoedas, a razão impera: você precisa saber como controlar suas emoções e nunca investir mais do que está disposto a perder. As criptomoedas são muito voláteis e podem valorizar 20% num dia e perder 50% no dia seguinte.
Conselho importante: qualquer investimento é de alto risco, mas estudando e conhecendo bem o mercado, a sua aplicação dará bons resultados;
5) Diversifique escolhendo as moedas certas
Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida, mas existem várias opções de investimento. Ao começar a investir, escolha aquele que mais se adequa ao seu perfil e, sempre que possível, diversifique. Outra dica importante: você não precisa comprar uma moeda inteira, pode investir em frações;
6) Encontre uma Exchange (casa de cambio) confiável
Para quem está entrando neste segmento, é importante trabalhar com uma bolsa de boa reputação no mercado. Existem vários, cada um com suas próprias taxas, comissões e métodos de pagamento.
A recomendação é negociar apenas com aqueles que possuem certificações de segurança reconhecidas e que oferecem suporte e suporte adequados aos seus investidores;
7) Não salte etapas
Como em qualquer setor, sempre há pessoas que oferecem o caminho mais curto para enriquecer facilmente. Portanto, não salte etapas, desconfie e não se deixe levar pela emoção desse tipo de proposta. Esteja vigilante e proteja seu investimento;
Agora que você sabe um pouco mais sobre o mercado de criptomoedas, espero que se sinta encorajado a investir neste universo interessante e desafiador que revolucionou a maneira como as pessoas se movem e ganham dinheiro em todo o mundo.