Definição
NFTs (ou “tokens não fungíveis”) são um tipo especial de criptoasset em que cada token é único - ao contrário de ativos “fungíveis” como Bitcoin e notas de dólar, que valem exatamente a mesma quantia. Como cada NFT é único, eles podem ser usados para autenticar a propriedade de ativos digitais como obras de arte, gravações e imóveis virtuais ou animais de estimação.
Em fevereiro de 2021, um vídeo de 10 segundos de um artista chamado Beeple foi vendido online por US $ 6,6 milhões. Na mesma época, a Christie’s anunciou que venderia uma colagem de 5.000 obras "totalmente digitais" do artista de Wisconsin, cujo nome verdadeiro é Mike Winkelmann. Ele foi colocado em um leilão virtual com um preço inicial de US $ 100 - e em 11 de março foi vendido por incríveis US $ 69 milhões.
Além dos preços altos, havia outro fato que os observadores acharam fascinante. Em troca de seu dinheiro, os colecionadores que compram Beeples não recebem nenhuma manifestação física da obra de arte. Nem mesmo uma impressão emoldurada. O que eles obtêm é um tipo cada vez mais popular de criptoasset chamado NFT - abreviação de token não fungível.
Cada peça Beeple é emparelhada com um NFT exclusivo - um token que atesta que a versão de cada proprietário é a real. “Estamos em um território muito desconhecido”, disse o especialista em arte contemporânea da Christie, Noah Davis, à Reuters. “Nos primeiros 10 minutos de licitação, tivemos mais de cem propostas de 21 licitantes e estávamos em um milhão de dólares.”
Por que os NFTs são importantes?
Você pode pensar nos NFTs como sendo uma espécie de certificados de autenticidade para artefatos digitais. Atualmente, eles estão sendo usados para vender uma grande variedade de itens colecionáveis virtuais, incluindo:
Cartões virtuais da NBA
Música e videoclipes de estrelas do EDM como Deadmau5
Vídeo arte de Grimes
O meme “nyan cat” original
Um tweet do proprietário e empresário do Dallas Mavericks, Mark Cuban
Imóveis virtuais em um lugar chamado Decentraland
À medida que o Bitcoin e outras criptografias cresceram em popularidade no ano passado, os NFTs também dispararam - chegando a cerca de US $ 338 milhões em 2020. Cada NFT é armazenado em um blockchain aberto (geralmente de Ethereum) e qualquer pessoa interessada pode rastreá-los como eles ' re criado, vendido e revendido. Por usarem tecnologia de contrato inteligente, os NFTs podem ser configurados de forma que o artista original continue ganhando uma porcentagem de todas as vendas subsequentes.
Ao longo do caminho, os NFTs levantaram questões filosóficas fascinantes sobre a natureza da propriedade. Quer saber por que os artefatos digitais que podem ser copiados e colados infinitamente têm algum valor? Os proponentes apontam que a maioria dos tipos de coleta não é baseada no valor inerente. Gibis antigos eram produzidos por centavos de tinta e papel. Tênis raros geralmente são feitos do mesmo material que os sem valor. Algumas pinturas estão penduradas no Louvre, outras acabam em brechós.
Como observou o colecionador que vendeu a peça Beeple de $ 6,6 milhões, você pode tirar uma bela foto da Mona Lisa, mas não é a Mona Lisa. “Não tem valor porque não tem a procedência nem a história da obra”, disse o torcedor Beeple. “A realidade aqui é que isso é muito, muito valioso por causa de quem está por trás disso.”
O que significa “não fungível”?
Cada bitcoin vale tanto quanto qualquer outro bitcoin. Os NFTs, por outro lado, são todos únicos. “Fungibilidade” refere-se a bens ou ativos que são todos iguais e podem ser trocados de forma intercambiável. Uma nota de dólar é outro exemplo perfeito - cada uma vale exatamente um dólar.
Os ingressos para shows, ao contrário, não são fungíveis. Mesmo que todos os ingressos do Radiohead tenham o mesmo preço, eles não podem ser trocados diretamente. Cada um representa um assento e uma data específicos - nenhum outro bilhete terá essas características exatas.
Onde você compra ou vende NFTs?
Os NFTs de arte digital são vendidos principalmente em mercados especializados como Zora, Rarible e Opensea. Se você está mais interessado em jogos e itens esportivos colecionáveis, desenvolvedores como Dapper Labs criaram experiências incluindo NBA Top Shot (cartões virtuais de troca) e Cryptokitties (um aplicativo de coleção de gatos digitais estilo Pokémon que na verdade foi o primeiro sucesso do NFT no final 2017). Jogos online, incluindo Gods Unchained, estão começando a usar NFTs para vender ativos no jogo, como armas ou atualizações cosméticas. Imóveis em novos mundos virtuais são vendidos por meio de mercados como Decentraland e The Sandbox.
Você também pode comprar ou vender alguns NFTs diretamente por meio de uma carteira criptográfica compatível.
Como funcionam os NFTs?
Se você estiver interessado no DeFi, talvez já tenha ouvido falar do padrão ERC-20, que permite que qualquer pessoa crie um token compatível com o blockchain Ethereum. Esses são tokens "fungíveis". A maioria dos tokens não fungíveis é construída usando os padrões ERC-721 e ERC-1155, que permitem aos criadores emitir criptoassets exclusivos por meio de contrato inteligente. Como cada NFT é armazenado em um blockchain, há um registro imutável começando com a criação do token e incluindo todas as vendas. (Alguns desenvolvedores focados em NFT também criaram seus próprios blockchains alternativos, incluindo o Dapper Lab’s Flow.)
O que você pode fazer com os NFTs depois de comprá-los?
Boa pergunta! Algumas pessoas exibem suas obras de arte digitais em monitores grandes. Alguns compram imóveis virtuais (via NFT, é claro) nos quais podem construir galerias ou museus virtuais. Você também pode percorrer mundos virtuais como Decentraland e verificar as coleções de outras pessoas. Para alguns fãs, o apelo está na compra e venda - como qualquer outra classe de ativos. (O colecionador que vendeu o Beeple de $ 6,9 milhões pagou menos de $ 70.000 por ele em outubro de 2020).
Cada vez mais artistas tradicionais também se envolvem no espaço - especialmente do mundo da música. No início de março, a banda Kings of Leon de Nashville anunciou que seu próximo álbum chegaria na forma de vários NFTs. Dependendo de qual fã comprar, várias vantagens serão desbloqueadas - como arte da capa alternativa, edição limitada de vinil e até mesmo um “ingresso dourado” para uma experiência de show VIP.
Fonte: Coinbase
Sem comentários:
Enviar um comentário