A Stablecoin USDC da Circle será lançada nativamente na rede Base na próxima semana, de acordo com uma postagem nas redes sociais do CEO Jeremy Allaire. Essa nova versão substituirá o atual US Dollar Base Coin (USDbC), que é usado pela maioria dos usuários da Base. Esse movimento marca a chegada da primeira grande stablecoin na blockchain Base, já que o USDT da Tether ainda não anunciou sua emissão na Base.
A blockchain Base da Coinbase foi lançada em 9 de agosto, mas na época ainda não havia uma versão nativa do USDC na rede. Isso significa que os usuários não podiam depositar dinheiro em uma conta da Circle e receber o equivalente em USDC na Base.
Para resolver esse problema, a equipe da Base permitiu que os usuários migrassem o USDC da Ethereum por meio de um aplicativo de bridge oficial. O token emitido pela bridge é chamado de USDbC e é respaldado pelo USDC nativo bloqueado na rede Ethereum.
O anúncio de 29 de agosto informa que a Circle em breve começará a emitir USDC na Base, eliminando gradualmente a necessidade da bridge respaldada pela versão Ethereum. Segundo um post no blog, o contrato para o novo token já foi implantado na Base.
No dia do lançamento, a equipe explicará como o USDbC atual pode ser trocado pelo USDC nativo. Além disso, a equipe da USDC trabalhará com aplicativos do ecossistema para permitir que os provedores de liquidez façam a transição suave para fornecer liquidez à nova moeda.
A bridge atual da Base que emite USDbC continuará operando normalmente por enquanto. A equipe da Circle ainda não anunciou uma data específica para o lançamento oficial da moeda, mas Allaire afirmou que isso acontecerá em algum momento da próxima semana.
É importante destacar que a blockchain da Base conquistou mais de 136.000 usuários ativos em apenas um dia após seu lançamento. Além disso, em 25 de agosto, a Base anunciou que compartilharia sua receita e participaria parcialmente da governança da futura Superchain, composta por Base, Optimism e outras blockchains de layer 2 no Ethereum.
Esse lançamento da USDC nativa na rede Base é uma notícia significativa para o ecossistema das criptomoedas, pois traz mais opções de stablecoins para os usuários da Base e fortalece a posição da Circle como uma das principais emissoras de stablecoins lastreadas em dólar. Acredita-se que essa iniciativa também contribuirá para aumentar a liquidez na Base e impulsionar o crescimento da plataforma.