terça-feira, 23 de maio de 2023

Os Ordinals


 
A blockchain da Bitcoin é uma tecnologia que permite registar e verificar as transações de criptomoedas de forma descentralizada, segura e transparente. Cada bloco da cadeia contém informações sobre as transações realizadas num determinado período de tempo, bem como um código criptográfico que o liga ao bloco anterior. Assim, forma-se uma corrente de blocos que guarda o histórico de todas as operações feitas na rede.

Recentemente, a blockchain da Bitcoin teve um aumento significativo no seu tamanho, devido ao surgimento dos ordinals, um novo tipo de transação que permite a criação de contratos inteligentes na rede. Os ordinals são transações que contêm um script que define as condições para a sua execução e validação. Por exemplo, um ordinal pode estabelecer que uma certa quantia de bitcoins seja transferida para uma determinada pessoa se ela cumprir uma tarefa específica.


Os ordinals permitem que os usuários da Bitcoin possam criar aplicações descentralizadas (dApps) que funcionam na blockchain, sem depender de intermediários ou plataformas centralizadas. Assim, abre-se um leque de possibilidades para o desenvolvimento de serviços e soluções baseados na Bitcoin, como mercados peer-to-peer, jogos online, identidade digital, entre outros.

No entanto, os ordinals também têm um custo: eles ocupam mais espaço na blockchain do que as transações normais, pois exigem mais dados e complexidade para serem processados e validados pelos nós da rede. Segundo dados do site Blockchain.com, o tamanho da blockchain da Bitcoin aumentou cerca de 30 GB nos últimos dois meses, atingindo um total de 482 GB no dia 21 de maio de 2023. Esse crescimento representa um desafio para a escalabilidade e a sustentabilidade da rede, pois implica um maior consumo de recursos computacionais e energéticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário