sábado, 25 de novembro de 2023

A Jornada das Criptomoedas: Uma Perspectiva Pessoal

 


 

As criptomoedas são um tema que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque nos últimos anos. Muitas pessoas têm investido nestas moedas digitais, com o objetivo de obter lucros significativos. Eu próprio comecei a investir em criptomoedas em 2016, quando ainda vivia em Inglaterra. Na altura, tropecei num ebook sobre as várias formas de criar riqueza, e entre muitas formas, como Forex, Dropshipping, etc, apareceu criptomoedas.

A primeira vez que ouvi falar em criptomoedas foi em 2011, numa conversa com um colega de trabalho, que falou no Bitcoin, que tinha subido imenso, tinha chegado aos 3 USD. Na altura, nenhum de nós sabia o impacto que o Bitcoin iria ter nas nossas vidas.

Em junho de 2016, o Bitcoin tinha chegado aos 665 USD, e eu fiquei perplexo com a subida do preço, pois nunca pensei que o Bitcoin, que em 2011 estava a 3 USD, de repente multiplicou mais de 200X. Na altura, comecei a adquirir alguns Bitcoins, Ethereums, Litecoins, Dogecoins, e muitas outras moedas nos famosos faucets. Nos faucets, eu recebia entre 1000 a 500 satoshis, entre 6000 a 30000Gweis e lembro-me que Doges recebia a volta de 6 a 10 doges nas faucets. Incrível, não é?

Entretanto, vi o Bitcoin a subir aos 10000 USD e depois aos 20000 USD. Lembro-me nessa altura já falar com alguns amigos que viram a subida e começaram a comprar, a dizer que sabiam de pessoas que estavam milionárias com o Bitcoin. Eu dizia, não comprem agora, pois pode cair. Passado uns tempos, o Bitcoin caiu aos 3000 USD. Esses meus amigos começaram logo a dizer mal do Bitcoin, dizendo que era tudo uma farsa. Eu dizia que não, eles é que tinham comprado numa má altura e dizia a eles para manterem, que o preço iria subir. Com o medo de perderem tudo, alguns deles venderam os Bitcoins e outras criptomoedas a um preço quase 20x abaixo do que compraram, sempre a dizerem que era uma farsa, era só para os negociantes de droga e começaram mesmo a dizer que o Bitcoin iria acabar dentro de em breve. 

 Eu, na minha convicção, disse sempre que mantivessem a sua posição, mas não o desespero de perderem e não terem a visão de verem o histórico passado que demonstrava que os mesmos iriam subir de novo. Venderam e venderam sempre a perder. Em 2021, o Bitcoin voltou a subir, antes o Doge deu um salto nunca antes visto por causa do Wallstreet Bets, um grupo de gamers conseguiram forçar a Wall Street numa venda de uma empresa de jogos e com uma ajuda depois do Elon Musk, o doge subiu 23000%. O Bitcoin nesse ano chegou a um valor superior a 65000 USD, os meus amigos arrependidos, nem falaram mais em criptomoedas e esse assunto era tabu entre eles.

Nessa mesma altura, tive outros amigos meus que começaram a comprar criptomoedas e tokens, pois começou a haver uma loucura em relação ao lançamento de memecoins, que subiam imenso no dia em que eram lançados. Lembro de amigos meus dizerem: "compra esta, compra aquela". Eu disse a alguns, eu tenho algum receio dessas novas criptomoedas, pois não são mineráveis e são centralizadas, os donos é que têm o poder todo. Eles diziam: "não, isto é que é bom, vamos comprar, se não vais arrepender-te de não comprar". Claro que comprei algumas, não grandes valores, mas comprei Terra, que despencou depois do hack que aconteceu ao sistema que estava sóm no poder de uma pessoa. Por isso, sempre gostei de moedas que são mineráveis, pois há uma segurança maior. 

 Não quero dizer com isto que não tenha comprado mais dessas moedas, eu comprei Shiba Inu, Elonator, Greed Is Good, estas últimas em pré-venda que ainda decorrem. Mas prefiro saber que há criptomoedas que estão completamente descentralizadas, embora empresas queiram ter uma maioria nas criptomoedas para poderem ter o poder sobre elas, é o caso dos ETFs. 

Estes não são mais que uma forma de certas empresas que podem representar o Bitcoin e poderem conduzir o Bitcoin ao valor que eles querem, claro para poderem fazer isso precisam mesmo de adquirir muitos mais, mas acho que isso não deverá acontecer, acho que as comunidades em volta dessas criptomoedas e as suas baleias não vão querer isso.

E assim chegamos a 2023, perto do fim de ano, muitos à espera do halving do Bitcoin e outros a pensarem, de novo, que isto não vai dar em nada e que, na altura em que compraram, 2021, estão com um valor muito abaixo do que tinham quando compraram. Volto a dizer, não vendam ainda, esperem até 2024, pelo menos.

 #mining #miner #blockchain #criptomoedas #tokens #exchanges #investimentos #defi D#EX #nfts #doge #bitcoin #ethereum #memecoins #altcoins #litecoin #shibainu #Gamification #GreedIsGood

Sem comentários:

Enviar um comentário