segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

ETF de Bitcoin: aprovação iminente e lançamento imediato


Introdução:

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) ainda não aprovou o ETF à vista de Bitcoin (BTC), mas o mercado já dá isso como um fato. E agora, uma matéria da Bloomberg afirma que a negociação das cotas do ETF começará um dia após a aprovação do fundo pelo regulador estadunidense.

De acordo com informações, a SEC parece prestes a tomar uma decisão a favor da aprovação do ETF de Bitcoin. O prazo final para aprovação ou rejeição do primeiro fundo é o dia 10 de janeiro. Ou seja, em menos de 48 horas o mercado poderá receber o primeiro ETF de Bitcoin da história.

A aprovação e o lançamento imediato do ETF de Bitcoin são eventos importantes para o mercado financeiro. O ETF permitirá que investidores institucionais acessem o mercado de criptomoedas de forma mais fácil e segura. Isso pode levar a um aumento da demanda por Bitcoin e outros criptoativos, o que pode impulsionar os preços.

Aprovação e lançamento imediato:

A Bloomberg afirma que a SEC vai decidir sobre a aprovação dos formulários 19b-4 nos próximos dias. O 19b-4 é o formulário que as gestoras submetem quando desejam solicitar a aprovação de um ETF nos EUA. Espera-se que os requerentes do ETF apresentem o formulário S-1 até esta segunda-feira (8).

Na esteira dos novos avanços, analistas da Bloomberg relataram que a chance de rejeição do ETF caiu para 5%. Recentemente, funcionários da SEC e representantes de empresas que buscam aprovação se reuniram para fechar os últimos detalhes. Essa reunião aumentou, perante o mercado, as chances de aprovação dos ETFs ainda esta semana.

E a Bloomberg afirmou que os ETFs já poderão estrear nas bolsas dos EUA quase que imediatamente. “Se a SEC conceder ambos os conjuntos de aprovações exigidas, os ETFs poderão começar a ser negociados no próximo dia útil”, disse a matéria.

Impacto no mercado:

O mercado aguarda a aprovação do ETF de Bitcoin com ansiedade. Um ETF de Bitcoin pode trazer mais investidores institucionais para o mercado. Empresas como a MicroStrategy já estão apostando alto na volatilidade do preço do Bitcoin (BTC), realizando compras antes da aprovação do fundo.

O preço das ações da MicroStrategy (MSTR) e de outras empresas ligadas ao BTC, como a Coinbase (COIN) tiveram ganhos significativos nos últimos meses, motivados pela expectativa de aprovação de um ETF.

Data de lançamento:

Seguindo a especulação, os ETFs de empresas como Blackrock, Fidelity, Van Eck, Valkyrie, Bitwise e Grayscale podem estar disponíveis para negociação no mercado de ações a partir de 11 de janeiro de 2024. Isso se baseia no prazo final de 10 de janeiro como a data limite de aprovação desses fundos.

O último pedido de ETF que passou por alterações foi o Ark 21Shares Spot Bitcoin ETF, da gestora Ark Invest. O prazo de 10 de janeiro marca uma janela de 60 dias a partir da data do primeiro adiamento do pedido do Ark 21Shares, e os funcionários da SEC devem decidir se aprovam ou não os pedidos de ETF à vista dentro do referido período.

Conclusão:

A aprovação do ETF de Bitcoin é um evento importante para o mercado financeiro. O ETF pode levar a um aumento da demanda por Bitcoin e outros criptoativos, o que pode impulsionar os preços. O mercado aguarda a aprovação com ansiedade e, se ela acontecer, o ETF pode ser lançado já na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário