sábado, 1 de junho de 2024

Scott Johnsson e os Criptoativos: A Crítica ao Cenário Regulatório dos EUA





Scott Johnsson, advogado financeiro da Van Buren Capital, fez uma extensa crítica no X antigo Twitter, destacando uma série de ações e políticas regulatórias rigorosas adotadas pela administração Biden em relação ao setor de criptoativos. Suas observações sugerem que, apesar de alguns gestos aparentemente positivos, como a aprovação do ETF Ethereum à vista, a postura fundamental do governo permanece profundamente antagônica em relação ao Bitcoin e aos criptoativos.

 Ações Regulamentares Persistentes contra Criptoativos

Johnsson começa por abordar a recusa do Gabinete do Controlador da Moeda OCC em promulgar a regra bancária de “acesso justo”. Esta regra, defendida pelo antigo controlador Brian Brooks, visava garantir que os bancos licenciados pelo governo federal não pudessem negar serviços financeiros com base em razões políticas ou ideológicas. A rejeição desta regra pelo governo exemplifica uma relutância mais ampla em desmantelar as barreiras regulatórias que discriminam as empresas de criptoativos.

Esta postura é evidenciada por inúmeras ações agressivas de fiscalização contra grandes bolsas, incluindo Coinbase, Binance e Kraken. Todas enfrentam a aplicação da lei com base no que Johnsson chama de “definição de segurança inimaginavelmente expansiva”. Estas ações desenrolaram-se sem uma orientação clara dos reguladores, criando um clima de incerteza e medo entre as empresas criptoativas em relação a potenciais ações legais e à ampla aplicação da legislação sobre valores mobiliários.

A Securities and Exchange Commission SEC tem estado particularmente ativa, emitindo Wells Notices para vários participantes importantes do setor. Isso inclui Consensys, Uniswap Labs e Paxos – este último sendo forçado a encerrar a emissão do stablecoin BUSD. Cada uma destas ações ilustra a prontidão da SEC para alavancar a lei de valores mobiliários de uma forma invulgarmente ampla contra entidades criptoativas, potencialmente sufocando a inovação.

Além disso, Johnsson aponta a extensão da “regra do revendedor” pela SEC para abranger as plataformas DeFi, exigindo que se registrem como bolsas e cumpram o Regulamento ATS. Esta medida questiona a natureza descentralizada destas plataformas e lança dúvidas sobre a sua capacidade de operar no âmbito do atual quadro regulamentar sem modificações substanciais.

 Manobras Legislativas e Excesso de IRS

Um movimento crítico do Tesouro envolveu a inserção de definições de “corretor” em legislação crucial, na calada da noite, com as regras subsequentes do IRS a expandirem estas definições para abranger potencialmente indivíduos e entidades muito além dos corretores tradicionais. Isto poderia ter implicações graves para as plataformas DeFi, restringindo essencialmente as suas operações nos EUA.

Johnsson também esclarece o afastamento do Departamento de Justiça DOJ das orientações estabelecidas do FinCEN em suas ações contra Tornado Cash e Samourai Wallet, aplicando taxas de transmissão de dinheiro que ameaçam graves consequências legais. Estas decisões marcam uma mudança significativa na forma como as ferramentas focadas na privacidade são tratadas pela legislação dos EUA, sinalizando um ambiente potencialmente hostil para inovações de privacidade em blockchain.

 Barreiras Bancárias e Institucionais

A análise continua com a Federal Deposit Insurance Corporation FDIC enviando mensagens verbais aos bancos para manter os limites de depósito criptoativo em 15% e exigindo que os bancos busquem aprovação individual para novos compromissos comerciais criptoativos. Da mesma forma, a recusa da Reserva Federal ao pedido da Custódia para se tornar membro e a sua recusa em conceder uma conta principal ilustram um esforço concertado para limitar o envolvimento do setor bancário com entidades criptoativas.

Além disso, o Federal Reserve, o FDIC e o OCC emitiram declarações conjuntas destacando os riscos percebidos que os bancos enfrentam ao se envolverem com criptoativos, desencorajando-os de manter exposições diretas a esses ativos.

 Resistência Política e Legislativa

O cenário político não é menos desafiador, com 103 democratas e dois republicanos endossando a carta do senador Warren que exagerava o papel dos criptoativos no financiamento do terrorismo, sem qualquer retratação subsequente. Além disso, a defesa do senador Warren pela Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro de Ativos Digitais DAAMLA propõe restrições severas que podem equivaler a uma proibição de fato dos criptoativos.

Johnsson observa criticamente as contínuas ameaças de veto contra esforços legislativos como o SAB 121, que o Government Accountability Office GAO sinalizou por promulgação inadequada, e destaca a legislação proposta visando mineradores de criptoativos com obrigações fiscais onerosas. Ele também menciona o bloqueio da legislação sobre stablecoins e a proibição das moedas digitais do Banco Central CBDCs como parte da estratégia mais ampla do governo para conter o crescimento do setor criptoativo.

Johnsson conclui que as ações da administração Biden representam coletivamente uma série formidável de obstáculos regulatórios, legislativos e de fiscalização que dificultam significativamente o potencial do Bitcoin e dos criptoativos nos EUA.

> “Retornar:  a quase todas essas questões/itens SÓ nos levaria de volta à posição neutra e perto de onde o administrador Trump nos deixou. Nesse ponto, os apologistas podem falar sobre como os administradores Trump/Biden são ambos ‘pró-cripto’ ou qualquer outro adjetivo que estejam usando para se equivocar. Biden ainda ameaça os desenvolvedores com penas de prisão e ainda está disposto a destruir qualquer banco ou empresa que atrapalhe”, conclui Johnsson.


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