No mundo das criptomoedas, as tentativas de fraude são inúmeras e engenhosas. Anúncios no Facebook prometem lucros astronômicos com um investimento mínimo. Aplicativos disfarçados como Uniswap solicitam a frase de 12 palavras da sua carteira logo de cara. Bots do Telegram prometem Airdrops, mas pedem que você envie um valor em criptomoedas para provar que não é um bot - ironicamente, a solicitação vem de um bot.
A tentativa de fraude mais engenhosa e dissimulada que encontrei recentemente ocorreu no WhatsApp. Meu número foi incluído em um grupo chamado “Clube da Criptomoeda E163”. O primeiro número de telefone no grupo tinha o indicativo +93, que é do Afeganistão. Os outros números eram todos portugueses, mas os nomes eram quase todos de origem brasileira.
Os administradores do grupo falavam sobre o serviço da Binance e uma suposta festa em Lisboa para comemorar o aniversário de 6 anos da Binance. Os utilizadores do grupo escreviam como se já conhecessem os administradores e elogiavam o grupo, apesar de ele ter sido criado há pouco tempo.
Depois de alguns dias observando, decidi investigar. Liguei para os números dos utilizadores que apareciam no grupo, mas todos estavam desligados ou direcionados para um atendedor de chamadas.
Enviei uma mensagem ao grupo perguntando sobre a festa da Binance em Lisboa, mas ninguém respondeu. A conclusão é clara: este grupo foi criado com o único propósito de enganar as pessoas.
Portanto, esteja sempre alerta. As tentativas de fraude estão se tornando cada vez mais sofisticadas e é fácil cair nelas se você não estiver atento. Lembre-se: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
Sem comentários:
Enviar um comentário