O Bitcoin, a primeira e mais conhecida criptomoeda do mundo, está no centro das atenções novamente, com seu valor aumentando impressionantes 63% desde o início do ano. Mas, surpreendentemente, a gestora de criptomoedas Metrix acredita que ainda há muito mais a ser conquistado nesse mercado em constante evolução. De acordo com suas projeções, o Bitcoin poderá experimentar uma valorização entre 130% e 420% no curto prazo, e a peça central dessa tese de investimento é o evento conhecido como "halving".
O halving, que ocorre a cada quatro anos, está agendado para abril de 2024 e reduzirá pela metade a quantidade de Bitcoins emitidos. "O halving irá reduzir a emissão de Bitcoin para perto de 160.000 Bitcoins por ano. Essa menor oferta, diante de uma demanda crescente, deve contribuir para a alta de preços", afirmou André Zaccur, head de research da Metrix.
A gestora destaca que ciclos de forte alta tiveram início após os últimos halvings. No primeiro, ocorrido em 2012, o preço da criptomoeda chegou a multiplicar por 100 em um ano. Embora seja improvável que vejamos um aumento tão espetacular desta vez, considerando que o valor de mercado do Bitcoin ultrapassa meio trilhão de dólares, ainda há espaço para uma valorização significativa, conforme observa Wander Damasceno, head de crescimento da Metrix.
Para chegar a essa conclusão, a Metrix utilizou uma combinação de dados, incluindo o número crescente de transações de Bitcoin em relação aos halvings anteriores e o aumento do acúmulo da criptomoeda por grandes investidores. "O Bitcoin tem, hoje, um maior nível de utilização que no melhor momento de seu último ciclo, o que é um sinal de adoção da criptomoeda. Com a oferta diminuindo e a demanda maior, o preço tende a subir", comenta Zaccur.
Essa valorização projetada para o Bitcoin também deve ter um efeito positivo sobre outras criptomoedas. "Esse efeito deve transbordar para toda a classe. Por isso é importante ter um portfólio diversificado."
Atualmente, o Bitcoin representa 50% do valor de mercado total das criptomoedas, que gira perto de US$ 1 trilhão. Isso marca uma mudança em relação aos primeiros dias do Bitcoin, quando ele representava praticamente todo o valor de mercado das criptomoedas.
No entanto, esse percentual chegou a cair abaixo de 40% no início do ano, após o Bitcoin enfrentar uma queda de mais de 70% em relação às máximas devido às altas de juros nos Estados Unidos. De acordo com a previsão da Metrix, é apenas uma questão de tempo até o Bitcoin voltar a ser negociado em níveis recordes, solidificando ainda mais sua posição como líder do mercado de criptomoedas. A pergunta que fica é: você está pronto para aproveitar essa oportunidade de investimento?
Sem comentários:
Enviar um comentário