quarta-feira, 27 de março de 2024

A Convergência entre Inteligência Artificial e Blockchain: A Tether Investe Pesadamente na Era da IA





Na era em que a inteligência artificial (IA) domina as manchetes, as empresas estão cada vez mais investindo pesadamente nessa tecnologia. Não é surpreendente que muitas empresas de blockchain também estejam aderindo ao movimento, com a Tether, uma das principais protagonistas nesse cenário.

Recentemente, a Tether anunciou sua grande incursão na IA, criando uma nova divisão para enfrentar as Big Techs, que atualmente dominam a pesquisa nesse campo. Essa mudança levanta questões interessantes sobre a crescente convergência entre IA e blockchain.

 A Iniciativa de Tecnologia de IA da Tether

Em 26 de março, a Tether Operations Limited revelou sua incursão nas tecnologias de inteligência artificial (IA) e ponto a ponto (P2P). Esse movimento é notável para uma empresa que é conhecida principalmente por sua stablecoin, USDT.

Com a introdução dos dados da Tether, a empresa busca democratizar o acesso aos modelos de IA e promover o desenvolvimento de redes resilientes e descentralizadas. Segundo a própria Tether, "À medida que crescem as preocupações com a monopolização das tecnologias de IA pelas Big Tech, os dados da Tether... estão avançando para defender a transparência e a privacidade no desenvolvimento de modelos de IA."



"Desvende os segredos das criptomoedas e fortaleça sua educação financeira com nosso curso especializado! Clique aqui para começar sua jornada rumo ao sucesso financeiro."




Aproveitando as propriedades inerentes do blockchain, a Tether oferece uma alternativa aos modelos centralizados de desenvolvimento de IA. No entanto, a Tether não está sozinha nessa ambição, pois outros projetos de blockchain também estão explorando o uso dessa tecnologia para impulsionar a IA.

 O Papel do Blockchain na Democratização da IA

A tecnologia blockchain é vista como uma solução para alguns dos maiores problemas atuais com os modelos de IA. Catherine Daly, estrategista sênior de marketing da Space and Time, uma empresa na interseção de blockchain e IA, acredita firmemente nisso.

Em uma entrevista com David Okoya do DailyCoin, Daly enfatizou como o blockchain pode resolver a opacidade dos dados utilizados no treinamento de modelos de IA. A Space and Time está trabalhando na verificação da integridade dos dados inseridos nos modelos de IA, garantindo que sejam precisos, inalterados e estejam em conformidade com as leis de direitos autorais.

Segundo Daly, isso tornaria os modelos de IA menos uma “caixa preta” do que são atualmente, e os usuários teriam mais controle sobre como esses modelos utilizam seus dados.

 Desafios e Investimentos

No entanto, uma das principais preocupações com o blockchain é sua escalabilidade. Com sistemas de IA exigindo grandes quantidades de dados e recursos computacionais, as atuais limitações de escalabilidade do blockchain representam um desafio significativo.

Em setembro de 2023, a Tether investiu US$ 420 milhões em chips Nvidia AI, destacando a importância desse setor emergente.

 Conclusão

Iniciativas como a da Tether, ao promover modelos de IA de código aberto e alavancar o blockchain para o desenvolvimento descentralizado, desafiam o controle monopolista das grandes empresas de tecnologia sobre as tecnologias de IA. Essa convergência entre IA e blockchain promete mudar fundamentalmente a forma como a tecnologia é desenvolvida e utilizada em diversas áreas.

Se você acha essas informações úteis e deseja mais atualizações sobre esse e outros temas, considere apoiar nosso projeto com uma contribuição. Seu apoio ajudará a manter a busca por informações úteis para todos os aficionados por criptomoedas.

Bitcoin: bc1q20zx0j2fmmk9jca49hanrk2gl3hgqtysuy6fsv

Ethereum: 0x2132aa994E6b0cb0Bc86074Cb75624FAC71b8548

Doge: DJb9299NMr8kWfqNLwZkbaV7P5kgEANHWB

Solana: CMNBYVJi3Z8axYnu44YKpHhsyrKc3ZtszcznaYEguhSA

Sem comentários:

Enviar um comentário