segunda-feira, 11 de março de 2024

BRICS se une para desenvolver sistema de pagamento Blockchain: Rumo à Desdolarização




Introdução:
O grupo BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está avançando no desenvolvimento de um sistema de pagamento baseado em blockchain e tecnologia digital. De acordo com a agência de notícias russa TASS, essa colaboração é parte de um esforço para fortalecer o envolvimento do BRICS no sistema monetário internacional e reduzir a dependência do dólar americano para liquidações, processo conhecido como desdolarização. Este artigo explora os detalhes dessa iniciativa e seu impacto potencial no cenário financeiro global.

Desenvolvimento do Sistema de Pagamento Blockchain:
O conselheiro do Kremlin, Yury Ushakov, enfatizou a importância de desenvolver um sistema de pagamento independente do BRICS, baseado em tecnologias de ponta como blockchain e tecnologia digital. Este sistema busca não apenas ser eficiente e rentável, mas também politicamente neutro, garantindo comodidade para governos, cidadãos e empresas. O objetivo é estabelecer uma infraestrutura sólida que promova transações internacionais seguras e eficientes entre os países membros do BRICS.

BRICS Bridge e Arranjo Contingente de Reservas:
Além do sistema de pagamento, o Ministério das Finanças da Rússia e o Banco da Rússia, em colaboração com os parceiros do BRICS, planejam lançar a rede de pagamentos multifacetada BRICS Bridge. Esta iniciativa visa aprimorar ainda mais o sistema monetário global, reduzindo a dependência do dólar americano. Paralelamente, o Arranjo Contingente de Reservas continuará sendo desenvolvido, com ênfase no uso de moedas diferentes do dólar americano. Essas medidas visam fortalecer a estabilidade financeira e promover uma maior diversificação no sistema monetário internacional.

Criptoativos e Regulamentação Global:
Enquanto isso, o presidente do Conselho de Estabilidade Financeira, Klaas Knot, destaca que criptoativos, tokenização e inteligência artificial (IA) são áreas de foco importantes. Os esforços para desenvolver regulamentações uniformes para o ecossistema das moedas digitais estão em andamento, com o Conselho de Estabilidade Financeira comprometido em colaborar com o G20 nesse sentido. Essas regulamentações são cruciais para garantir a segurança e a integridade do mercado de criptoativos em escala global.

Conclusão:
O avanço do grupo BRICS na construção de um sistema de pagamento baseado em blockchain e tecnologia digital representa um marco significativo no cenário financeiro internacional. Essa iniciativa não só fortalece a posição dos países membros do BRICS, mas também promove uma maior diversificação e estabilidade no sistema monetário global. À medida que esses esforços continuam, é essencial acompanhar de perto as regulamentações emergentes e as inovações tecnológicas que moldarão o futuro das transações financeiras internacionais.

Apoie nosso Projeto:
Se você valoriza informações como essa e deseja mais atualizações sobre notícias, novidades e oportunidades de criptomoedas, considere apoiar nosso projeto com uma contribuição. Sua ajuda nos permitirá continuar fornecendo conteúdo valioso para entusiastas de criptomoedas em todo o mundo.

Endereços para Doações:
- Bitcoin: bc1q20zx0j2fmmk9jca49hanrk2gl3hgqtysuy6fsv
- Ethereum: 0x2132aa994E6b0cb0Bc86074Cb75624FAC71b8548
- Doge: DJb9299NMr8kWfqNLwZkbaV7P5kgEANHWB
- Solana: CMNBYVJi3Z8axYnu44YKpHhsyrKc3ZtszcznaYEguhSA

Siga nosso Blog:
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias, análises e oportunidades de criptomoedas seguindo nosso blog. Estamos comprometidos em fornecer informações úteis e relevantes para a comunidade de criptoativos. Junte-se a nós nesta jornada emocionante rumo ao futuro financeiro digital!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário